Translate

sexta-feira, 6 de setembro de 2024

A raiva das massas encontra sua origem, inconsciente, no declínio do capitalismo ocidental, As extremas-direita, que são o poblema e não a solução, manipulam essa raiva e mostram-se mais eficazes que a esquerda.

 

« (...)A esquerda tem ciúmes da significativa base de massas da extrema direita que, como se sabe, penetrou agora em grandes contingentes da classe trabalhadora. Na maioria dos países, o movimento de esquerda passou as últimas décadas tentando manter sua base na classe trabalhadora; contudo, o movimento de centro-esquerda, que era dominante nessa corrente política, fazia tudo para minar essa base. Isso levou até mesmo os comunistas e anarquistas a aderirem a teses socialistas e liberais-democráticas cada vez mais “moderadas”.

Essa mudança incluiu minimizar a busca por um pós-capitalismo, amplamente diferente daqueles do passado, em favor do objetivo imediato de lutar por um capitalismo mais suave e humano que seria promovido pelo Estado; nesse capitalismo, os salários e os benefícios seriam maiores, os impostos seriam mais progressivos, ciclos seriam mais bem regulamentados e as minorias seriam menos oprimidas. Para essa esquerda, a raiva das massas que ela era capaz de reconhecer advinha de fracassos em alcançar um capitalismo mais suave e fomentado pelo Estado, não do declínio do capitalismo ocidental.(...)» A Raiva das Massas,RICHARD D. WOLFF

Sem comentários:

Viagem à Polónia

Viagem à Polónia
Auschwitz: nele pereceram 4 milhôes de judeus. Depois dos nazis os genocídios continuaram por outras formas.

Viagem à Polónia

Viagem à Polónia
Auschwitz, Campo de extermínio. Memória do Mal Absoluto.