A Ética possui dois sentidos: um, define-a como investigação dos valores, normas, regras, etc. de ordem moral, o seja, o que é o Bem e o Mal; outro, é o cumprimento de determinadas normas, valores, etc. As morais são exteriores e independentes do indivíduo, coercivas e relativas; exprimem também a acção dos indivíduos, uma acção regulada por valores. As morais sofrem um devir, são históricas, e condicionadas pelas situações concretas de um grupo social e de uma formação social; a organização económica é determinante na formação de uma moral dominante, isto é, as relações económicas influenciam grandemente as outras relações sociais, incluindo, portanto, as relações morais. Iso é claro hoje: os valores económicos fornecem o status, os habitus, determinam os papéis e os lugares, governam os tempos de trabalho e os tempos livres. Tal não significa que o «capital cultural» não seja um poderoso agente; significa que ele próprio não está imune ao poder económico. Nem as simbologias com que se legitimam os poderes. Outrora a espada e a cruz, lado a lado, legitimavam o poder político, o qual, por sua vez, representava um poder económico.
Os senhores Amorim e Belmiro de Azevedo não exibem a cruz e a espada (ou o ceptro). Mas a ideia é a mesma. A forma é que muda.O Presidente Obama é o chefe supremo das forças armadas imperiais. E foi eleito depois de bem escrutinada a sua moralidade.
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