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sexta-feira, 9 de abril de 2010
A Escola
A Escola reproduz as relações sociais. Existem diversas relações, umas são dominadas, outras são dominantes. As últimas propagam-se através dos meios de comunicação impressa e audio-visual, a propaganda política, as famílias, as comunidades, os grupos sociais, as relações pessoais, os locais de trabalho e de diversão, as escolas. Tanto a escola pública como a privada regem-se pelos critérios dominantes de carácter moral, obedecem às hierarquias e aos dispostivos que conferem o mérito (meritocracia). Os critérios de avaliação premeiam os mais dotados (os dons são definidos e atribuídos pela ideologia dominante), por regra aqueles que usufruem de melhores condições materiais e imateriais. As diferenças e desigualdades sociais exprimem-se na escola, aprofundam-se e legitimam-se. A Escola legitima, pelos seus critérios de valor, a desigualdade social. Os mais favorecidos socialmente são os mais bem sucedidos. Os professores colaboram, o curricula orienta, os manuais corroboram, o discurso permitido é o discurso das elites dominantes.
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