(..)« para os Jovens-Hegelianos as representações, idéias, conceitos, em geral os produtos da consciência, por eles autonomizada, valem como os grilhões autênticos dos homens, do mesmo modo que para os Velhos-Hegelianos significam os verdadeiros elos da sociedade humana, percebe-se que os jovens-Hegelianos também só tenham de lutar contra essas ilusões da consciência (...) Os ideólogos Jovens-Hegelianos são, apesar das frases com que pretendem abalar o mundo, os maiores conservadores. Os mais novos dentre eles encontraram a expressão correta para a sua atividade quando afirma que lutam apenas contra frases. Esquecem, apenas, que a estas mesmas frases nada opõem senão frases, e que de modo nenhum combatem o mundo real existente se combaterem apenas as frases deste mundo» K. Marx- F. Engels, A Ideologia Alemã
Aplica-se sempre que aparecem, como agora aparecem como cogumelos sob a chuva ácida, com frases retóricas disparadas como balas carregadas de "indignação", "amor e perdão", ódio e preconceito, çá dépend.
São muitos os que a toda a hora debitam frases em todo o lugar que podem para manifestarem a sua comoção pelos inocentes que morrem um dos muitos agressores, só um, ou, muito raramente. todos os agressores sem distinções sem causas próximas e remotas, antecedentes e consequentes.
Nestes "ideólogos alemães" há de tudo : moralistas falsos e verdadeiros (estes são os piores) e todos se dizem democratas de moralidade superior, se não mesmo de uma esquerda transcendente.
Sem comentários:
Enviar um comentário