Translate

quarta-feira, 25 de maio de 2022

ÉTICA - Prolegómenos

   Admitindo a tese de Yvon Quiniou de que a a moral trata de uma possível normatividade universal ou pretendendo alcançá-la e a ética tratar-se-ia das práticas, é impossível que princípios e regras universais formalmente e apenas formalmente sejam seguidos e praticados nas sociedades de classes antagonistas. Depois de Marx observamos o evoluir da história das sociedades e é essa impossibilidade que constatamos. Aliás, já outros pensadores -observadores atentos da sua época e do passado - transmitiram essa opinião ainda que não tivessem condições para realizar a descoberta científica que Marx realizou. 

  Qualquer exemplo de um princípio ou regra universal ou com essa categoria formal ("Não matarás! Não roubarás!") não é obedecido pelos impérios e pelos Estados. Não é obedecido pela classe dominante. Pode ser exigido pela classe que ambiciona ser dominante (ou participar da dominação) como meio, porém não lhe obedecerá como finalidade.

  Somente numa sociedade sem classes sociais é possível praticar uma ética universal. Se for uma mera utopia jamais a humanidade chegará lá. Se for um horizonte, podemos eventualmente aproximarmo-nos.

Todavia, para isso se ir alcançando, não basta que um único país o tente, porque terá de desobedecer a esses princípios - a alguns deles - para se defender dos seus inimigos.

P.S. Yvon Quiniou, filósofo francês especialista nas questões do materialismo versus idealismo e da moral.

Sem comentários:

Viagem à Polónia

Viagem à Polónia
Auschwitz: nele pereceram 4 milhôes de judeus. Depois dos nazis os genocídios continuaram por outras formas.

Viagem à Polónia

Viagem à Polónia
Auschwitz, Campo de extermínio. Memória do Mal Absoluto.