Translate

sábado, 28 de maio de 2022

ÉTICA- Prolegómenos

    Estive a ler o livro de Ilan Pappé, "Dez Mitos sobre Israel" (Edições 70, 2022)o historiador israelita dissidente que se exilou na Grã-Bretanha. E estou a ouvir, em entrevista para o canal online Thesswissbox, o suiço ex colaborador da OTAN e da ONU, Jacques Baud, explicando-nos os antecedentes desta guerra na Ucrânia. (Jacques Baud escreveu "Poutine, Maitre du Jeu?"

   Ambos desmitificam os mitos. Os mitos são sempre formas de propaganda, mesmo os mais primitivos na Antiguidade Clássica onde a religião desempenhava um papel que só mais tarde seria absorvido pela política ("Polis").

  O capitalismo dessacralizou os mitos que vigoravam anteriormente ao seu domínio económico-tecno-científico. Porém, criou outros. Estes novos mitos convertem-se em veículos de propaganda. Contudo, para que exerçam a ação para a qual são destinados vestem-se frequentemente com as vestes religiosas, Os EUA, País de economia burguesa liberal (neste caso ultra) possui uma narrativa mítica de cunho religioso. Noutros casos, nos nacionalismos, mistificam os seus "heróis". Veja-se o que se realizou na Ucrânia (na sua área ocidental). Esse mito é uma "falsa-bandeira", tal como o são os "Dez Mitos sobre Israel".

  Seria bom que se escrevessem "Dez Mitos sobre a Portugalidade". Mitos tão resistentes que sobreviveram perfeitamente à queda da ditadura fascista. Acrescentados com novos mitos que têm servido a legitimação (sem necessidade de sufrágios universais) de opções político-económicas que determinaram o rumo do País nos últimos quarenta e cinco anos. Por exemplo, a entrada na CEE e, depois, UE. Portanto, o mito da União Europeia pródiga e protetora.

  O que têm a ver os mitos com a Ética (no sentido de práticas morais ou normas)? Têm, porque todos os mitos são moralidades.

Sem comentários:

Viagem à Polónia

Viagem à Polónia
Auschwitz: nele pereceram 4 milhôes de judeus. Depois dos nazis os genocídios continuaram por outras formas.

Viagem à Polónia

Viagem à Polónia
Auschwitz, Campo de extermínio. Memória do Mal Absoluto.