"o futuro do governo Biden, e de certa forma, da própria humanidade, dependerá muitíssimo da capacidade do governo americano e de todas as grandes potências ocidentais, de entender e aceitar o fato de que acabou a exclusividade do sucesso econômico liberal do Ocidente; e o que é talvez ainda mais importante e difícil de aceitar: que acabou definitivamente o monopólio moral da “civilização ocidental”. Resposta do sociólogo brasileiro José Luís Fiori, do qual publico em baixo uma parte da entrevista que lhe fizeram em 24 de Dezembro de 2021.
Não adivinhou a guerra Rússia versus Ucrânia-UE-EUA , que veio credibilizar o Império e unir as direitas da UE. Esta guerra realiza até à data (17/05) o grande Plano imperialista : tendo que aceitar dois blocos, o atual hegemonizado pelos EU, e o composto pela China, Federação Russa e seus aliados vizinhos e eventualmente o Irão, tenta enfraquecer o poderio militar dos adversários, começando pelo poderia russo, intervirá com mais força destrutiva no Médio Oriente (Síria, Irão), tentará dividir o continente asiático. O credo "liberal" volta a impôr-se, menos liberal, menos democrático e mais nacionalista.
Tudo mudou. O imperialismo reforçou-se, as perspectivas revolucionárias ficam num longínquo horizonte, sobram as esquerdas de pouco poder reformista.
Sem comentários:
Enviar um comentário